Aula sem som – UFF: Sua em todos os sentidos

03/12/2020


Na terça-feira, 17 de novembro, a Campanha UFF: Sua em todos os sentidos, que visa a construção de ambientes mais acessíveis, inclusivos e acolhedores na universidade, tendo o IACS como seu projeto piloto, desenvolveu uma ação de impacto. A dinâmica intitulada “Aula sem som” foi realizada através de docentes voluntários que, propositalmente, em determinado momento da aula ficaram calados, deixando de emitir som para os seus alunos, provocando junto a esses estudantes a experiência cotidiana vivida por seus colegas com deficiência auditiva ou surdez.

Após o impacto e inquietação dos alunos com aqueles segundos sem som, os professores complementaram a ação por meio de informações da campanha, conscientizando e sensibilizando sobre a importância da acessibilidade, convidando a todos para acompanhar os perfis oficiais dos canais responsáveis pela iniciativa.

Como fruto da ação, mediante a autorização dos discentes, as “aulas sem som” foram gravadas através da plataforma Google Meet. Depois, a equipe de audiovisual da Agência Experimental da UFF montou um vídeo incrível para repercutir a atividade nas redes sociais digitais do IACS e da Comissão UFF Acessível. 

A campanha UFF: Sua em todos os sentidos é uma iniciativa que busca um ambiente acadêmico mais acessível e acolhedor para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/ altas habilidades ou superdotação na Universidade Federal Fluminense.  Fruto de uma articulação entre o Núcleo de Comunicação Institucional e Cultura (NCIC) e a Comissão UFF Acessível, visa combater diversas barreiras atitudinais e conscientizar e sensibilizar a comunidade “uffiana” para questões de acessibilidade e inclusão. 

Acompanhe e faça parte deste movimento através das redes sociais do NCIC, no Facebook e no Instagram. Você também faz parte dessa mudança.

#todomundojunto
#uffsuaemtodosossentidos
#orgulhodeseruff

Aula sem som

Copyright 2021 - STI - Todos os direitos reservados