Carta à comunidade: Vamos construir juntos nossa nova realidade!

16/06/2020


Carta à comunidade do Instituto de Arte e Comunicação Social


Vamos construir juntos nossa nova realidade!


Nosso Casarão, nos últimos três meses, permanece de portas fechadas. No entanto, muito aconteceu ao longo destes 90 dias, desde que foi decretado o início do isolamento social. Demos continuidade ao nosso atendimento, de forma virtual, imediatamente quando decretado o trabalho remoto. Abrimos nossas redes, para, por meio da campanha #quebradoisolamentovirtual, promover a aproximação entre alunos, egressos, professores e técnicos, em busca de um sentimento de unidade. Divulgamos fotos, projetos, lives e tudo o que foi produzido durante este tempo em que a UFF não parou: são pesquisas, orientações, trabalho social, apoio ao próximo, atendimento à comunidade. Muito mais do que somente dar aulas, como determina nosso papel social.

Não sabemos quando se dará a volta às atividades presenciais na Universidade, e em especial, em nossa Unidade. Mas diante desta realidade que vem sendo denominada de ‘novo normal’, uma hora vai acontecer e é preciso pensar em uma nova etapa de atuação após estes três meses iniciais. E, neste momento, é muito importante nossa união. Precisamos pensar juntos um caminho para conseguirmos fazer o melhor possível – com a qualidade que nos determina – diante de um cenário de incertezas e de mudanças que deverão ocorrer em todos os níveis, desde a estrutura física até a adaptação de nossos projetos pedagógicos.

O calendário escolar regular continua suspenso, com o compromisso da Universidade Federal Fluminense de que só será retomado quando houver condições sanitárias adequadas. Mas alunos precisam se formar, pesquisa e extensão precisam ter continuidade formal e, por isso, a universidade entrou em sua terceira etapa do plano de contingenciamento (Plano de contingência da UFF – 3ª versão: http://www.uff.br/sites/default/files/plano_de_contingencia_uff-covid-19-versao_3.pdf). Vamos debater juntos este momento e, assim, alcançar escolhas melhores do ponto de vista coletivo.

O processo de retomada será dinâmico e heterogêneo e temos, no IACS, muitas especificidades. Para construirmos em conjunto esta retomada, criamos um Grupo de Trabalho para ações frente à pandemia do coronavirus, o qual acompanha de perto as decisões institucionais e se faz presente nos fóruns de representação.

Queremos sugestões, propostas ou simplesmente ouvir nossa comunidade, no momento que esta escuta se faz tão necessária. Portanto, todos os que quiserem estar juntos nesta luta podem entrar em contato pelo e-mail gt.iacs@id.uff.br. Nosso portão pode estar fechado, mas nossas portas estão abertas!

Vamos criar juntos essa nova realidade!


Niterói, 16 de junho de 2020


Grupo de Trabalho do Instituto de Arte e Comunicação Social para ações de contingenciamento no contexto da pandemia do coronavírus (Sars-CoV-2)

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados