Chamada para envio de resumos: “Mídia, novas tecnologias e desenvolvimento na América Latina: perspectivas políticas, sociais e econômicas”

30/01/2019
Atualizado em 25/03/2019


Está aberta, até 25 de fevereiro, a chamada de envio de resumos para participação no Workshop “Mídia, novas tecnologias e desenvolvimento na América Latina: perspectivas políticas, sociais e econômicas”, em parceria com a City, University of London.

O evento será realizado no dia 28 de Março de 2019, das 14 às 20 horas, no auditório Interartes do IACS – Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, na Rua Lara Vilela 126, São Domingos, Niterói-RJ.

A programação do evento será composta por mesas que abordam a “Comunicação para o Desenvolvimento e o papel do Estado na sustentabilidade do sistema de comunicação” e “Mídia, movimentos sociais e questões de gênero”, contando com pesquisadores da UFF e externos, além das apresentações dos resumos selecionados.

Haverá também uma edição britânica do workshop em Londres, nos dias 4 e 5 de julho. Mais informações no site da City, University of London.

 

SOBRE A CONFERÊNCIA

 

Numa era de crescente concentração e comercialização midiática, como podemos vislumbrar um papel para a mídia no desenvolvimento e para a democracia? Como as comunicações em rede podem ser melhor utilizadas por movimentos sociais, sociedade civil e outros grupos marginalizados que enfrentam dificuldades em ter voz na esfera pública? Como as TICs (tecnologias de informação e comunicação) podem ser usadas para o desenvolvimento? Como as ONGs feministas e os grupos de mulheres atualmente fazem uso de ferramentas de comunicação e tecnologias para moldar políticas e buscar mudanças sociais em nível global e local? Quais referências teóricas sobre comunicação e mudança social precisamos rever? Quais são as metodologias mais adequadas para estudar comunicação para mudança social (CSC) na era digital? Estas são algumas das muitas perguntas que os workshops a serem realizados na UFF (Universidade Federal Fluminense) e na City, Universidade de Londres, em preparação para a Conferência de 2018 da IAMCR (Associação Internacional em Pesquisa de Mídia e Comunicação) na Espanha, procuram abordar. Nossos conferencistas principais serão os professores Thomas Tufte, atual diretor do Instituto de Indústrias Criativas e de Mídia na Loughborough University London e Toby Miller, ex-diretor do Instituto de Indústrias Criativas e de Mídia na Loughborough.

Nossos workshops convidam propostas de pesquisa que visam abordar o papel da mídia e das comunicações para a mudança social, em benefício do desenvolvimento social e econômico dos países e dos contextos locais e inseridas em debates mais amplos sobre a democratização dessas sociedades. Nossas preocupações aqui incluem o papel das comunicações e das novas tecnologias (TICs) para o desenvolvimento sustentável, o uso de abordagens participativas em movimentos comunitários, indígenas e sociais, a relação entre participação, empoderamento e gênero, particularmente em relação à mídia e como ferramentas de comunicação podem ser usado pelo ativismo e o engajamento político.

Nossa pesquisa também examina as rádios e tvs comunitárias e o uso da mídia por grupos marginalizados e sub-representados, o desenvolvimento e apoio de organizações de mídia comunitárias, os benefícios de formas alternativas de jornalismo, o papel das ONGs no desenvolvimento e o uso de mídia por organizações internacionais e movimentos sociais.

Também convidamos contribuições teóricas no campo da comunicação e mudança social; gênero, mídia e desenvolvimento; mobilização por políticas e ativismo através das comunicações. Os workshops são organizados pela Dra. Carolina Matos, professora de Mídia e Sociologia, do Departamento de Sociologia, na City, Universidade de Londres, e por Adilson Cabral, professor associado de Comunicação Social na UFF.

 

CHAMADA PARA RESUMOS EXPANDIDOS (limite de 500 palavras)

 

Cronograma dos workshops

UFF – 28 de Março de 2019, de 14 às 20 horas (envio de propostas até 25 de fevereiro)

A programação está disponível na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/251086685779307/?ti=icl

 

Para mais informações, contacte:

Dr. Adilson Cabral – acabral@comunicacao.pro.br

Bio: Coordenador do Curso de Comunicação Social da UFF. Professor no curso de graduação em Comunicação Social, habilitação Publicidade e no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano – PPGMC. Tem pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Carlos III de Madrid. Coordenador do EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência, além de pesquisador do COMUNI. http://www.comunicacao.uff.br/adilson-vaz-cabral-filho/ | http://www.emerge.uff.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2 &Itemid=2

 

Dr. Carolina Matos – carolina.matos.1@city.ac.uk

Bio: Dr. Carolina Matos, professora em Mídia e Sociologia e Programme Director dos MAs em Mídia e Comunicações e de Comunicações Internacionais e Desenvolvimento, no Departamento de Sociologia, na City, University of London, Northampton Square, London EC1V 0HB, 44020-7040-4172. http://www.city.ac.uk/arts-social-sciences/academic-staff-profiles/dr-carolina-matos | https://www.city.ac.uk/courses/postgraduate/international-communications-and-development | https://www.city.ac.uk/courses/postgraduate/media-and-communications/2019

 

ATUALIZAÇÃO

– A chamada para os resumos se encerrou em 25/02.
– A programação está disponível na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/251086685779307/?ti=icl

 

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados