Estudos Pós-Doutorais do PPGCI-UFF – Acesso aberto na ciência: história, tensões e os commons

26/09/2019


O evento Estudos Pós-Doutorais do PPGCI-UFF surgiu da ideia de compartilhar temáticas e/ou estudos que estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores em estágio pós-doutoral no âmbito do PPGCI-UFF. O evento tem por objetivo aprofundar as pesquisas que estão sendo realizadas bem como difundir para ampla audiência temas de interesse para o campo da Ciência da Informação – especialmente para a área e as linhas de pesquisas do PPGCI-UFF.

Nesta edição, tratando do tema da ciência aberta, serão abordados:

a) Aspectos históricos, políticos e técnicos: apresenta o contexto histórico e político das iniciativas que viabilizaram a infra-estrutura técnica do Acesso Aberto e as respectivas estratégias que sustentam um modelo de livre acesso à produção científica e as bases da Ciência Aberta.

b) Aspectos econômicos: discute a contrarreação das editoras comerciais de publicações científicas a partir do desenvolvimento de novos modelos e estratégias de negócios que resultaram na integração vertical de plataformas de pesquisa e formação de oligopólios a partir da alienação de trabalho gratuito de pesquisadores e demais usuários.

c) Aspectos filosóficos: Discute os conceitos de comum e sua relação com a produção, distribuição e compartilhamento do conhecimento científico nas sociedades contemporâneas.


Local:
IACS UFF – Sala InterArtes
Rua Lara Vilela, 126 – São Domingos – Niterói/RJ

Data e horário:
10/10/2019 – 13h30 às 18h



Mais informações e inscrições no site https://debatesppgciuff.wordpress.com/

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados