Mensagem aos alunos e alunas dos Cursos de Comunicação Social e de Jornalismo da UFF

07/04/2020


Queridos alunos e alunas, queridos colegas da comunidade UFFiana,


Estamos vivendo uma experiência única em nossas vidas, por conta da pandemia do Coronavírus, o COVID-19. Não se trata só do isolamento forçado, que mudou drasticamente o nosso dia a dia, nos obrigando a nos adaptar a uma nova rotina, nem sempre fácil, como também da perniciosa dificuldade no acesso a alguns dos itens mais básicos para nossas vidas, como água, higiene, informação confiável e afeto.

Talvez, o que mais nos esteja afetando neste momento seja o medo. Medo de um inimigo invisível, que pode nos contaminar ao menor descuido, e nos transformar em agentes contaminadores de pessoas queridas. Medo da desinformação, das notícias que divulgam falsas informações, que nos enchem de raiva, às vezes, que nos enchem de desalento. Medo por um futuro incerto diante de um presente incerto, pois a nossa rotina, que nos dava segurança, nos foi tirada, e não conseguimos imaginar o que nos espera em alguns meses, algumas semanas, alguns dias.

Alunos, professores, funcionários, gestores, todos estamos abalados, perplexos, buscando construir algum caminho, construir novos laços que nos permitam suportar este momento, construir afetos e solidariedades no meio de tantas incertezas.

Nós, professores dos Cursos de Comunicação Social e de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense, estamos buscando entender o que podemos fazer para minimizar o sofrimento de vocês, nossos alunos, diante deste quadro e das imposições e determinações do Governo Federal e das instâncias superiores da Universidade. Temos nos reunido online periodicamente buscando estes caminhos e, neste momento, ainda diante das incertezas, o que mais nos preocupa é buscar, de alguma forma, acolher nossos alunos, calouros e veteranos, compartilhando com vocês afeto e algum instrumento para poderem lidar melhor com a situação que vivemos.

Assim, diante do recente informe da PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação da UFF, (publicado em http://www.uff.br/?q=prograd-informa-sobre-o-ensino-distancia-durante-pandemia), os professores dos Cursos de Comunicação Social e de Jornalismo se dirigem especialmente a vocês alunos e alunas, mas também aos nossos colegas da comunidade acadêmica da UFF, em especial dos Departamentos e Cursos do IACS, para informar algumas decisões tomadas em reunião virtual realizada no dia 23 de março:


• estamos plenamente de acordo com os motivos listados pela PROGRAD para justificar a não adoção da EaD – Educação a Distância, em substituição a aulas presenciais neste momento, tendo em vista que o início do semestre letivo foi adiado; o processo seletivo ainda está incompleto, o que significa que as turmas também não estão completas; e especialmente porque há grande número de estudantes em situação de vulnerabilidade, dificultando ou impedindo seu acesso contínuo às tecnologias digitais de comunicação a distância;

• além disso, ressaltamos que as aulas em formato EaD não fazem parte do projeto pedagógico dos Cursos de Comunicação Social e de Jornalismo, o que nos impede, neste momento, de adotar essa estratégia pedagógica;

• também discutimos que, independente das impossibilidades listadas acima, não teríamos tempo hábil, nem instrumentos tecnológicos adequados para introduzir estratégias eficientes para o ensino a distância, no atual cenário; tampouco acreditamos que seria benéfico aos nossos alunos e alunas receber aulas remontas em substituição às presenciais, nas atuais condições.


Assim, definimos, para o momento, e enquanto durarem a determinação de afastamento social pelo Ministério da Saúde e a suspensão do calendário letivo da UFF, determinada pelas instâncias superiores, que nossas estratégias de ação serão:


• segundo definição dos NDEs – Núcleos Docentes Estruturantes, dos Cursos de Jornalismo e de Comunicação Social, que os cursos online livres realizados durante o período de isolamento, contanto que relacionados a temáticas da Comunicação, Jornalismo e correlatas, serão validados como Atividades Complementares;

• que, nos próximos dias, divulgaremos ementas, conteúdos programáticos e bibliografia das disciplinas ministradas no semestre corrente, e indicaremos leituras específicas e gerais, pelos canais de comunicação do Departamento, dos Cursos e do IdUFF.

• que as coordenações dos cursos mantenham o atendimento remoto aos alunos;

• que os professores estão sendo estimulados a entrar em contato com seus orientandos para discutir se e como vão iniciar, ou não, o processo de orientação de TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso, durante o período de isolamento social de forma remota;

• para tanto, os professores responsáveis pelas disciplinas de PEX/TCC2 farão reuniões remotas com os alunos inscritos para apresentar a dinâmica das orientações em linhas gerais e tirar dúvidas.


Finalmente, vamos trabalhar para que o site e as mídias sociais do Departamento de Comunicação Social, bem como os e-mails IdUFF, sejam acionados para a divulgação de atividades com os professores. Lembramos que não daremos aulas a distância. Queremos manter contato com nossos discentes, conversar sobre os acontecimentos e tentar ajudá-los dentro de nossas capacidades como professores dos cursos de Comunicação Social e de Jornalismo.

Também contaremos com os canais de comunicação do DACO e do IACS. A ideia é envolvermos a todos em atividades que possam nos fortalecer para o enfrentamento dessa pandemia, em tempos de trabalhos remotos.


Boa saúde a todos, e que os calouros sejam bem-vindos à nossa comunidade.


Professores do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados