Nota de Pesar e Repúdio do IACS

15/03/2018


A Direção do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, em nome de toda a sua comunidade, vem a público demonstrar sua indignação e prestar sua solidariedade aos familiares, companheiras e companheiros da vereadora da Cidade do Rio de Janeiro Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes, assassinados na noite do dia 14 de março de 2018.

Mais uma vez na história deste país a extrema violência é acionada para calar alguém que clara e frontalmente estava denunciando os graves desrespeitos aos direitos humanos de pobres e negros do Rio. Ressaltamos aqui toda nossa admiração pela trajetória de Marielle, sem dúvida uma referência para a juventude de nossa Universidade, em especial para aquelas e aqueles que há muito vêm militado para que superemos socialmente o racismo, a homofobia, o machismo e a misoginia. Temos certeza de que a luta de Marielle alimentou e alimentará as esperanças do corpo discente, docente e técnico-administrativo de nosso Instituto. Sua memória não será apagada facilmente.

Que hoje, para além dos sentimentos arrasadores que estamos vivendo, a cidade, a região metropolitana do Rio de Janeiro, mostre a sua melhor face e se reúna à manifestação pública – este local que Marielle Franco sempre ocupou de forma digna – de luto e vigília, em homenagem a uma pessoa que sonhou e lutou por um mundo menos violento, preconceituoso e desigual.

O ato será às 17 horas, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Na expectativa de que este crime seja apurado com o devido rigor e celeridade, celebraremos a força desta mulher incrível.

“Marielle Franco, Anderson Pedro Gomes, presentes!”

Copyright 2018 - STI - Todos os direitos reservados