Uma homenagem a Nelson Pereira dos Santos e seu compromisso com a educação

24/04/2018


Arte do também professor do IACS, Ildo Nascimento, criada originalmente em 1978, e cedida por ele.

 

O cinema nacional perdeu, no último fim de semana, um dos seus mais importantes nomes. Nelson Pereira dos Santos foi precursor do cinema novo e deixou um legado que não se restringiu às telas. Com coragem, em plena ditadura, deu início, em 1968, ao curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense.

Como uma forma de homenageá-lo, publicamos aqui uma entrevista que ele concedeu aos alunos do projeto de extensão “Universidade no Ar”, da professora Ana Baum, realizada por ocasião de seu título como professor emérito da universidade, no ano de 2000. Na entrevista, Nelson realça sua felicidade com o reconhecimento, por permitir que ele voltasse a trabalhar como professor.

Em 25 de setembro, o Instituto de Arte e Comunicação Social, assim como o curso fundado por Nelson, comemora seus 50 anos de existência. Ele não estará entre nós nas comemorações do cinquentenário, mas com certeza seu espírito livre e revolucionário, veia central do nosso Instituto, permanece conosco e com as gerações de alunos que passaram e passarão pelo nosso Casarão.

 


Ouça a entrevista:

 

 

Copyright 2018 - STI - Todos os direitos reservados